- Vida Lá Fora news
- Posts
- Por que você deve voltar para o Brasil depois de uma temporada no exterior
Por que você deve voltar para o Brasil depois de uma temporada no exterior
Esta é para quem quer ir e para quem já foi
Eu sei como é...
Aquele sonho de viver lá fora. A vontade de explorar o mundo, aprender um novo idioma, conquistar oportunidades que parecem tão distantes daqui. Ganhar um bom salário em euros ou dólares…
(Fica comigo aqui, leia até o final)
Se você já foi talvez sinta aquele nó na garganta quando vê fotos da sua família reunida ou quando percebe que perdeu mais um aniversário importante. Talvez sinta uma culpa silenciosa por ser a filha que mora fora...

Eu saí do Brasil com um sonho em que só eu acreditava. Mas, ao longo do tempo, descobri que viver longe tem um preço (como tudo na vida). É um sentimento misto de conquista e saudade, liberdade e solidão. Não é sobre o país ser melhor ou pior, mas a estranheza que é ter um coração que fica dividido entre dois mundos…
Por que você deve ir... e voltar:
1. Para saber se você realmente gosta do lugar
Você só descobre o quanto gosta de um lugar depois que sai dele. Talvez você tenha feito voluntariado, usado uma porta de entrada econômica, começado e decidido ficar. Mas, às vezes, é preciso ir embora para entender se aquele lugar realmente é para você. Para fazer valer o investimento de ficar, principalmente se o seu coração está com dúvida
2. Para criar memórias com quem você ama
Esse é o motivo que eu gostaria que tivessem me contado antes... Você volta e vê que seu pai tem mais cabelos brancos, sua mãe ganhou novas manias... Eles precisam conhecer essa sua nova versão, e você precisa conhecer quem eles estão se tornando sem você por perto.
3. Para entender que o Brasil não é uma fuga
Tudo bem se essa casa não for mais a sua casa. Tudo bem se o sentimento for agridoce. Tudo bem não sentir tanta empolgação em visitar. Tudo bem pensar mil vezes antes de comprar a passagem (essa sou eu, haha). Escolha vir para cá por você, porque você não precisa de um lugar específico para se definir.
Deixa eu te explicar melhor... 👇
Eu amo quem eu sou na Escócia. Sou disciplinada, inteligente, amo meu bairro, meus amigos, meu matcha, minha rotina... Amo como tudo flui, como vivo intencionalmente.
Então, por que eu não poderia ser essa versão de mim mesma em qualquer lugar do mundo? Voltar temporariamente para o Brasil depois de 8 anos morando fora é, sim, sair da minha zona de conforto.
E eu quero passar por esse teste do universo, quero me sentir em paz comigo mesma, seja onde for. (E aqui é um dos locais mais desafiadores para mim, assunto para uma próxima news)
Você jamais deve ir embora como uma fuga. Não funciona. (Eu já tentei, haha).
Dá uma olhada nesse vídeo no YouTube... Ele mostra por que viver uma experiência fora de casa, pelo menos uma vez na vida, é algo que você deve fazer e te mostra como também!
Em resumo... é por isso que você deve ir, voltar e ir de novo!
Foi por isso que decidi voltar temporariamente quando encontrei uma passagem de ida e volta super em conta usando o método CCP. Eu sabia que precisava revisitar minhas origens, abraçar quem eu sou e me reconectar com tudo o que deixei para trás.
Está sendo agridoce, confesso. A saudade da minha vida lá fora veio com força. Mas foi no journaling, recomendo essa prática para qualquer fase da vida , foi assim que encontrei minha paz para viver com intencionalidade no Brasil
Se eu consegui ir, você também consegue. Vá para onde faz sentido para você. E lembra da minha frase favorita da vida (também conhecida como o nome do meu livro): Vá Embora – A Vida Acontece Lá Fora. Lá fora da sua zona de conforto 🙂
Um abraço apertado da
Pati
(Que está escrevendo esse e-mail diretamente de Porto Alegre 🇧🇷)